Grupo de Whatsapp Fatos e Boatos do Iguaçu
Type Here to Get Search Results !

MIGD

MIGD

Ex-primeira Dama Eliza Gemelli não pode concorrer nas eleições de 2024 em Laranjeiras do Sul.


 A ex-primeira Dama Eliza Gemelli está impossibilitada de concorrer nas eleições de 2024 em Laranjeiras do Sul, segundo decisões monocráticas proferidas pelo Supremo Tribunal Federal (STF). Apesar de algumas vozes discordantes afirmarem o contrário, a legislação eleitoral e o entendimento da lei pelo STF são claros quanto à inelegibilidade de Eliza.

De acordo com levantamentos, Eliza Gemelli separou-se judicialmente do atual prefeito Berto Silva durante seu segundo mandato, o que a torna inelegível de acordo com a Súmula 18 do STF. Embora haja debates jurídicos sobre o assunto, a interpretação da lei pelo STF é fundamentada e inquestionável.

A possibilidade de Eliza concorrer seria viável caso ela tivesse se separado durante o primeiro mandato do prefeito, antes da reeleição, o que abriria uma brecha na lei para sua candidatura. No entanto, essa não foi a situação ocorrida.

A norma constitucional estabelece como inelegíveis, no mesmo território de jurisdição, o cônjuge e parentes consanguíneos ou afins até o segundo grau do presidente, governador ou prefeito, ou de quem os haja substituído nos seis meses anteriores ao pleito, com exceção de candidatos à reeleição. O objetivo é evitar a perpetuação de grupos familiares no poder.

O entendimento do STF, consolidado em 2008 com a publicação da Súmula 18, é claro: a inelegibilidade também se aplica ao cônjuge que se separa do titular do cargo majoritário durante o mandato. A jurisprudência da corte, até as eleições de 2020, destacava que a separação de fato era menos influente do que o divórcio oficial para o reconhecimento da inelegibilidade.

Portanto, diante dessas determinações legais e do entendimento do STF, Eliza Gemelli não poderá concorrer nas eleições de 2024 em Laranjeiras do Sul. A decisão do STF visa assegurar a integridade do processo democrático e evitar a perpetuação de grupos familiares em cargos eletivos."







Tags

Postar um comentário

0 Comentários
* Não permitimos Spam. Todos os comentários são aprovados pelo administrador.

MIGD

Publicidade

angulos-doces