Laranjeiras do Sul, 18 de Julho de 2025.
O Brasil, tecnicamente, já vive sob uma ditadura. Garantias antes inquestionáveis da nossa Constituição — como a liberdade de expressão, o direito à manifestação, o princípio da imparcialidade do juiz, a independência e o equilíbrio entre os Poderes — já não existem mais.
Na prática, qualquer manifestação de pensamento contrária aos interesses do PT e ao governo Lula pode ser cerceada, e seus autores, presos por "crime de opinião" — mesmo que tal crime sequer exista em nossa legislação. Dessa forma, o princípio da anterioridade da lei penal também já foi abandonado.
É incrível como tantas pessoas estão presas ou sendo processadas por expressarem suas opiniões políticas, enquanto os condenados por corrupção foram libertos e tiveram seus processos anulados com base em argumentos, no mínimo, controversos.
A visível perseguição a políticos de oposição revela que a vontade do eleitor pouco deve interferir no resultado das eleições do próximo ano. O sistema tomou conta, e o Brasil caminha para uma ditadura ao estilo venezuelano. Somos um dos maiores produtores de alimentos do mundo, mas tudo indica que a fome e a miséria tendem a aumentar se nada for feito.
Talvez o maior medo de todos os pais de família — o de não ter com o que alimentar seus filhos — torne-se, infelizmente, uma realidade cada vez mais comum neste país.
Que o Senhor Deus Todo-Poderoso tenha misericórdia desta nação.