Na manhã desta quarta-feira (13), o Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) deflagrou operação para cumprir mandados de busca e apreensão na Câmara Municipal de Quedas do Iguaçu. A ação apura supostas irregularidades na compra de combustíveis entre janeiro de 2021 e abril de 2025, incluindo indícios de superfaturamento e consumo incompatível com a realidade da frota de veículos do Legislativo. As autoridades policiais e do Gaeco se manifestaram a respeito durante coletivo à imprensa na manhã desta quarta (assista ao vídeo).
Durante o cumprimento das medidas judiciais, expedidas pelo Juízo Criminal de Quedas do Iguaçu, três pessoas foram presas em flagrante. Duas delas estavam de posse de armas e munições ilegais, que foram apreendidas. A terceira prisão foi por obstrução de justiça em crime de organização criminosa — o detido tentou destruir o aparelho de telefone, jogando-o no vaso sanitário.
Além das prisões, foram apreendidos documentos e aparelhos eletrônicos que passarão por perícia e poderão servir como elementos de prova no processo.
Superfaturamento e prejuízo ao erário
A investigação teve início em abril de 2023, após uma denúncia anônima apontando superfaturamento em notas fiscais. As diligências preliminares confirmaram irregularidades na aquisição de combustível. Para se ter uma dimensão, entre janeiro de 2021 e abril de 2025, a frota da Câmara teria consumido 85 mil litros de combustível, totalizando quase R$ 700 mil pagos com recursos públicos — valor bem acima do registrado em Câmaras de municípios com porte e número de vereadores semelhantes.
A pedido do Gaeco, a Justiça também determinou o afastamento do presidente da Câmara de Quedas do Iguaçu por 90 dias e o bloqueio de R$ 500 mil dos investigados.
Nota oficial da Câmara de Quedas do Iguaçu
Em comunicado à imprensa, a atual Mesa Diretora, empossada em janeiro de 2025, afirmou que todos os documentos fiscais, contratos e processos licitatórios referentes à gestão estão disponíveis para consulta no Portal da Transparência, reforçando o compromisso com a publicidade e o acesso à informação.
O presidente da Câmara, vereador Rodolfo Revers, declarou:
“Desde que assumimos a presidência, pautamos nosso trabalho pela transparência e pela colaboração com todas as instituições e órgãos de fiscalização. É do nosso interesse que todas as denúncias sejam apuradas com rigor, para que os fatos sejam esclarecidos.”
A nota reforça ainda que o Legislativo está colaborando integralmente com as autoridades e que a estrutura administrativa seguirá funcionando normalmente, garantindo a continuidade das atividades legislativas e o atendimento à população.
Veja a nota oficial: