Laranjeiras do Sul, 21 de Fevereiro de 2025.
Laranjeiras do Sul, a até então capital informal dos buracos e da procrastinação administrativa, está vivendo dias de glória. Mas enquanto a maioria dos moradores comemora, uma pequena, porém barulhenta, parcela da população está em desespero total: os profetas do caos, aquela galera que vive do lema “quanto pior, melhor”.
Tudo começou quando as ruas, antes esburacadas e comparadas a cenários de filmes pós-apocalípticos, começaram a receber manutenção regular. Os motoristas, desacostumados com tamanha eficiência, precisaram até recalibrar o GPS, que já considerava os buracos como pontos fixos do mapa.
Mas o verdadeiro baque veio quando o governo anunciou que estava resolvendo problemas fluviais de mais de 20 anos no bairro Agua Verde. "Vinte anos de tradição em enxurradas e alagamentos, jogados fora!", lamentou um profeta do caos.
A crise num grupo de WhatsApp local atingiu níveis alarmantes quando o prefeito teve a audácia de reincidir o contrato de uma empresa de limpeza urbana que nem estava pagando os próprios funcionários. “E agora? Como vamos viver sem criticar o lixo acumulado nas esquinas?”, questionou uma figurinha carimbada do grupo.
Mas o golpe final veio com o anúncio do investimento de mais de 40 milhões de reais pela empresa COASUL, que promete gerar centenas de empregos e movimentar a economia local. Foi o bastante para levar dois dos principais profetas do caos a um surto histérico. No mencionado grupo de WhatsApp todos os integrantes puderam rir a vontade com as conversas despeitadas dos dois despeitados profetas da desgraça.
Uma testemunha relatou que um dos profetas foi visto andando em círculos na praça principal, balbuciando algo sobre "conspiração do sucesso" enquanto apontava para o céu.
A população, no geral, está animada com as mudanças, mas não consegue evitar o riso diante do espetáculo protagonizado pela turma do “quanto pior, melhor”. Ao que parece, em Laranjeiras do Sul, o caos foi substituído pelo progresso, e a plateia do fracasso está sem roteiro.