Laranjeiras do Sul, 02 de Agosto de 2025.
O ex-prefeito de Laranjeiras do Sul, Berto Silva, viu suas contas serem aprovadas em uma sessão da Câmara, mas não sem polêmica. A decisão que o livrou de pendências contou com um detalhe irônico: três dos seis votos favoráveis vieram de vereadores que, no passado, ocuparam cargos comissionados em seus próprios governos.
Durante a sessão, Berto Silva chegou a hostilizar servidores municipais presentes, acusando-os de estarem ali sob ordens da gestão atual, por serem comissionados. No entanto, sua crítica se desfez quando a votação revelou a composição do apoio que o salvou:
José Domiciano, hoje servidor de carreira, começou sua vida pública com um cargo comissionado na primeira gestão de Berto.
Janice Couto foi comissionada em todos os mandatos do ex-prefeito.
Valdecir Roque Giordani, o "Sorto", assumiu a cadeira de vereador enquanto ainda era comissionado na gestão anterior.
Além deles, a vereadora Valeide Scarpari, servidora de carreira criticada por altas gratificações recebidas em governos passados de Berto, também votou pela aprovação. Ela é irmã do ex-vice-prefeito e candidato derrotado Valdemir Scarpari.
A aprovação das contas de Berto Silva, portanto, se deu graças a um grupo de ex-aliados que, de alguma forma, tiveram suas carreiras e finanças ligadas aos seus governos.