Em 2024, o Brasil registrou 5 ataques violentos em escolas, após um pico de 12 episódios em 2023 e 10 em 2022
Embora tenha havido uma queda no número de casos concretizados, especialistas identificam dezenas de tentativas interrompidas, indicando que a violência escolar continua latente.
Nos primeiros cinco meses de 2025, houve pelo menos 5 novos ataques, incluindo incidentes violentos em março (Guaratuba, PR), abril (Campina Grande, PB e Vacaria, RS) e julho (Estação, RS). Além disso, pesquisas apontam um aumento de 360 % nas ameaças online contra escolas entre 2021 e maio de 2025, com mais de 88 mil postagens nesse período
O agravamento do cenário se reflete não apenas em dados numéricos, mas na crescente circulação de discursos violentos na internet. Em 2025, 21 % das publicações que citam ataques celebram os autores, contra apenas 0,2 % em 2011.
O ambiente digital, segundo especialistas, tem sido terreno fértil para radicalização e incentivo de ações agressivas.
Em resposta a esse quadro, o deputado federal Geraldo Mendes (UNIÃO–PR) consolidou-se como figura ativa na luta pela segurança escolar. Como presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Segurança nas Escolas, lançada em agosto de 2023, Mendes lidera debates conjuntos entre parlamento, escolas e forças de segurança.
Além disso, propôs a instalação de detectores de metal nas entradas das escolas, projeto já protocolado e em tramitação.
Sua atuação institucional também é visível nas redes sociais e no gabinete: em junho, ele reafirmou o compromisso de que “nenhuma criança deve estudar com medo”, e destacou a proximidade com as atividades escolares.
No site da Câmara, Mendes aparece como proponente de 27 projetos em 2025, incluindo emendas orçamentárias para reforçar segurança nas escolas.
Especialistas ressaltam que a resposta à violência escolar não pode depender apenas de ações emergenciais ou decretos pontuais. É urgente que o Congresso Nacional aprove os projetos de lei que tratam da prevenção e segurança nas escolas, como os defendidos pelo deputado Geraldo Mendes, que incluem monitoramento eletrônico, controle de acesso e apoio psicológico contínuo. A articulação da Frente Parlamentar é um passo relevante, mas para surtir efeito prático e duradouro, é essencial transformar essas propostas em legislação federal, garantindo que nenhuma criança ou professor volte para casa com medo.